segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novidades!-19/11/2012

Fala galera,tudo tranquilo?
Durante esses 3 dias que fiquei sem postar,reuni boas novidades.Entre elas,uma incluindo até mesmo abelhas!
Sem mais enrola,vou começar logo:

Camponotus Rufipes!


Bem pessoal,a minha Camp.Rufipes parece estar boa,até.Ela está meio paradona desde ontem,quando a olhei a noite pela penútlima vez desde então.Ontem,quando eu a vi parada,eu balancei o pote dela,ela se desesperou um pouco e começou a se mexer.Ela está com mais ovos do que antes,mas está parada,não sei se é porque eu ainda não a alimentei,já que,pelo que li por aí,só é realmente necessário alimentá-la quando ela atingir a meta da primeira operária.Por via das dúvidas,vou dá-la um pouquinho de mel,para ver se ela se fortalece.
Fotos dela atualmente,tiradas hoje:



Tomara que ela melhore =D

Abelhas Jataí!

Agora,sobre as abelhas!
Gente,ontem(18/11/2012),um amigo da minha madrinha,e,agora,meu amigo também,chamado Fred,me doou uma colônia adulta de abelhas Jataí!Para quem não conhece,no final do post,vou deixar fotos e informações mais detalhadas sobre as mesmas.Eu as coloquei aqui em casa,penduradas numa árvore,e,até agora,elas estão se dando bem,coletando polem por aí!É impressionante como quando você vai olhar por dentro as estruturas delas são ultra-organizadas,formando até uma cidadezinha!Hoje,postarei fotos apenas da parte de fora da casinha delas,mas,daqui algumas semanas(quando eu for abrir de novo a caixa),mostro para vocês fotos de dentro,porque eu não posso ficar abrindo o tempo todo,vocês me entendem.
As abelhas são muito mais fáceis de cuidar do que as formigas quando estão com colônia adulta,principalmente se você tiver um jardim em casa!
Fotos(Ficam muito melhores ampliadas):




(Clique nas imagens para ampliá-las)

As Jataís são abelhas de pequeno porte,sem ferrões e com uma produção de mel bastante pequena.Produzem mel de altíssima qualidade.Apesar de que eu as crio mais por hobby mesmo,mas um melzinho de vez em quando é bom também,não é,gente?e.e

Qualquer dúvida sobre as abelhas podem postar aqui,espero que comentem pra ajudar o blog e dar motivação,é simples!
Aguardem o próximo post!
Fica o abraço!
Att,
João!

12 comentários:

  1. Cuidado com fungos na madeira onde está a colméia, procure colocar em lugar que pegue menos chuva...

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo,Pablo.Colocamos em baixo de uma árvore,e colocamos uma "tampa"colorida,como pode-se observar na primeira foto,para que a chuva não caia por cima da madeira.
    Abraço forte!
    João!

    ResponderExcluir
  3. Acho que elas ficam meio lentinhas mesmo depois que botam, as minhas são assim também... eu posso deixar até o pote ou o tubo aberto enquanto tiro fotos que elas não saem o_o'
    Como você tira as fotos, você mesmo segura e tira? ou pede pra alguém tirar? kkk
    Abelhas?!? O.o pelo menos mel pra suas formigas não vai faltar kkkkkk
    boa sorte João =)

    ResponderExcluir
  4. É,eu descobri por que elas estão lerdas.É pra armazenar gordura até que nasçam as primeiras operárias,por isso elas ficam quietas pra caramba hehe.
    As fotos da Camponotus Rufipes eu tirei com a Webcam do notebook mesmo,a das abelhas,com a máquina fotográfica,um amigo meu veio aqui,tirou as fotos e me ensinou a focar melhor e.e
    É,pelo menos elas vão ter mel de sobra,apesar de que eu acho que não vou dar o mel das Jataís pra elas,por que é muito pouco mel que elas produzem e de muita qualidade,rola mais dar mel comum no dia a dia e o mel delas apenas em ocasiões especiais(as formigas merecem um agrado kkk')
    Pois é Willian,muito obrigado,e boa sorte com você e sua Lazius Neglectus e sua nova Rufipes gigante =D.
    Abração!
    Att,
    João!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de falar,boa sorte com suas outras rainhas também né kkk'

    ResponderExcluir
  7. Essa espécie é bem lentona, não se preocupe! o legal dela é que bota muito ovos o que faz o colonia crescer bem rápido.

    ResponderExcluir
  8. Gente,passei pra avisar que vou sair e só volto provavelmente na sexta-feira,com post novo.
    Abraço a todos vocês!
    João!

    ResponderExcluir
  9. Essa fonte, essas letras do título do blog... vc é um Grachuliento né?

    ResponderExcluir
  10. O que é Grachuliento?O.o
    hehe'
    Abraço Mateus.

    ResponderExcluir
  11. ah deixa prá lá, Me add no facebook mateus_victor_2000@hotmail.com tbm serve pra msn

    ResponderExcluir