terça-feira, 15 de janeiro de 2013

De volta!

Fala aí pessoal,tranquilos?
Bem,gente,voltei da minha longa e demorada viagem no sábado...Estava realmente preocupado com minhas formigas,pois fiquei muito tempo longe delas...Mas tive uma surpresa mais que agradável:As colônias não haviam diminuído...Muito pelo contrário:As operárias aumentaram em número!Principalmente as da Camponotus Substitutus que o Pablo Halley,meu parceiro,me doou!Seu número de operárias aumentou muito!Tanto que eu tive que colocar o tubo delas dentro de outro tubo maior!Preciso de um formigário urgentemente...uahsuasuhahshuahshsa
Aí vão algumas fotos que tirei agora mesmo:

Tipim(Camponotus Rufipes)

Lembram da formiga que o meu pai capturou para mim,eu fiz até vídeo?Agora,ela já tem operárias,se não me engano,quatro...Foi a rainha que se desenvolveu mais rapidamente comigo até hoje...Aí vão fotos:

Estranho que agora sua produção de ovos diminuiu bastante...Hoje vou alimentá-las com leite condensado e água!O motivo desse nome Tipim é que,quando meu pai realizou sua captura,ele disse:"Eu gostei do tipim dessa aqui",ou algo do gênero,auhushuahushuas...

Amy(Camponotus Rufipes):

Quando cheguei aqui,a produção da Amy estava bem baixa...Mas,agora,que voltei a alimentá-las bem,aumentou novamente!Ela foi a que menos cresceu durante esse período,que pena...Fotos:



Creio que hajam de 7-10 operárias...Essa foi(creio eu)a minha primeira rainha a por ovos comigo que foi pra frente,se não foi ela foi uma que eu acredito ser uma Paratrechina ou algo assim que desapareceu...uhushuahshua

Camponotus Substitutus:
Essa foi a rainha que o meu parceiro Pablo me doou quando estava com ovos,aproveito a chance para agradecer de novo(obrigado,cara!).Cresceu muito,e,como eu já havia citado,tive que colocar o tubo delas dentro de outro tubo maior,só até terem um formigário adequado...Meu medo nesse tubo é que fiquem com falta de ar...
Fotos:


Crescimento altíssimo!Estimo que hajam entre 8-10/11 operárias...São pequenas mas são muitas!

Bem galera,algumas das minhas rainhas(a maioria)que não estavam fecundadas morreram...Então,peguei uma das 2 irmãs da Amy que havia morrido(uma delas,fecundada,doei para um amigo)e a parti no meio,e a dei para a colônia da mesma...Elas levaram o abdome para perto dos ovos,isso já faz 3 dias,e até agora ele está lá!Antes de tudo,é claro,coloquei o corpo da formiga em água fervente...Essas mortes abriram espaço para uma nova onda de formigas que peguei aqui em casa mesmo,fiquei meio triste,pois havia pego uma linda rainha fecundada(creio que fosse Rufipes)que fugiu,encontrei a tampa do pote aberta...Mas,para compensar,uma das outras que peguei arrancou as asas e já começou a por ovos!Em breve,trarei fotos dela para vocês...

E aí gente,gostaram?Se sim,comente!Se não...comente mesmo assim kkk!

Forte abraço galera,até a próxima!
Att,
João!


10 comentários:

  1. Parabéns pelo sucesso no desenvolvimento das formigas enquanto esteve fora :D acho rufipes linda, um dia arranjo uma pra mim heueheuh abraço!

    ResponderExcluir
  2. Achei o tubo maior um exageiro, depois tu vai ter um trabalho danado para transferí-las para um formigário de verdade!!!!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eai pablo por acaso vc nao esta interessado em entrar em um grupo de mirmecologia no watts o grupo tem o objetivo de ajudar iniciantes, tirar duvidas, discutir ideia e etc se vc se interessar responda por email: joaodcmedeiros@gmail.com

      Excluir
  3. Elas tão no tubo normal dentro do tubo maior...Não tinha mais espaço pra por os alimentos,e tava começando a complicar!Mas a sede delas ainda é o tubo normal...auhsuahsuahhs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. AINDA BEM QUE ELAS ESTAO BEM !!! jOÃO BLZ, POR ACASO VC TEM UMA RAINHA PRA DOUAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eai gustavo por acaso vc nao esta interessado em entrar em um grupo de mirmecologia no watts o grupo tem o objetivo de ajudar iniciantes, tirar duvidas, discutir ideia e etc se vc se interessar responda por email: joaodcmedeiros@gmail.com

      Excluir
  5. ea joão muito bonitas , me adiciona no seu blog o nome é (movimento formigas) ? boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Olá,gente.Aqui é o João.Perdi a senha do Blog,estou fazendo um novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eai joao por acaso vc nao esta interessado em entrar em um grupo de mirmecologia no watts o grupo tem o objetivo de ajudar iniciantes, tirar duvidas, discutir ideia e etc se vc se interessar responda por email: joaodcmedeiros@gmail.com

      Excluir